terça-feira, 24 de novembro de 2015

Parabéns Almino Afonso pelos seus 62 anos de emancipação política

Quero aqui parabenizar nossa querida Almino Afonso, que hoje dia 24 completa 62 anos de sua emancipação politica.

Em 1902 dona Florentina Nunes de Amorim e Agostinho Fonseca habitantes de Caieira começaram a erguer uma capela a qual chamamos igreja antiga, Ai iniciava o inicio do núcleo habitacional do nosso município.

No ano de 1918 o povoado de caieira passou a ser denominado de Almino Afonso em homenagem ao ilustre filho do lugar, Almino Alvares Afonso.

Já no ano de 1934 Almino Afonso teve sua primeira escola construída em sede própria, a Escola Estadual Clodomir Chaves e teve sua primeira professora diplomada diretora a saudosa dona Alvanir Leão Carlos.

No ano de 1937, no dia 30 de setembro era inaugurada estação ferroviária, era o desenvolvimento a economia e a tecnologia chegando a nossa cidade, pois também chegara os primeiros serviços de telefonia, com o trem, o meio de transporte na época seria mais fácil transportar pessoas e escoar o que aqui produzia.

No dia 24 de novembro do ano de 1953 através da lei de n° 912 foi criado pelo o então governador do estado do rio grande do norte Dr. Silvio Piza Pedroza o novo município Almino Afonso.

Município este que para ser criado teve que enfrentar resistência na época, por parte de alguns políticos, mais graças à coragem, garra, força, do vice-prefeito e presidente da câmara de Patu o senhor Aurino Carlos que mobilizou todos os segmentos do distrito de Almino Afonso principalmente o politico com objetivo de aprovar tão importante projeto. Conseguindo o apoio da grande maioria dos vereadores, Aurino Carlos de imediato comunicou oficialmente através de oficio o presidente da assembleia legislativa que viu que não podiam contrariar a vontade popular e aprovaram a lei de criação do município de Almino Afonso.

Meus parabéns Almino Afonso

Vereador Algusto Queiróz – PR - 24 de Novembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário