sexta-feira, 21 de março de 2014

câmara de vereadores: algusto queiróz fala sobre a síndrome de down e direitos dos servidores públicos municipais de almino afonso

Na sessão realizada nesta sexta-feira (21) de Março, o vereador Algusto Queiróz falou sobre o dia 21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
O Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março já era lembrado em diversos países, mas agora passou a fazer parte do calendário oficial de 193 países membros das Nações Unidas – ONU.

A data foi escolhida pela Associação Internacional, Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.

A síndrome de Down não uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil e está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.

Algusto Queiróz também abordou na sessão um assunto muito importante para o nosso funcionalismo público. O mesmo falou sobre a Constituição Federal, e leu o título II “dos direitos e garantias fundamentais”, no Capítulo II dos direitos sociais. Art. 6º, IX e XXIII, onde diz:

IX - remuneração do trabalho noturno superior a do diurno;
XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
O vereador disse que esse assunto é muito importante principalmente para a área da saúde, que é uma areia de total importância para todos os cidadãos e cidadãs Almino-afonsenses. Nós vereadores na qualidade de fiscal, propositores, defensores e representantes legítimos do povo, precisamos atuar na defesa dos direitos trabalhistas de todos os funcionários seja eles da educação, saúde, transporte, assistência social, administração, segurança e etc. Disse o vereador.

Ainda em seu pronunciamento Algusto Queiróz clamou pedindo a atenção de todos os colegas para juntos fazer algo com relação a um direito trabalhista que não está sendo garantido aos nossos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, funcionários da limpeza do Hospital, pessoal da lavanderia e demais, como também os adicionais noturnos aos funcionários que trabalham a noite, disse que se preciso for, vamos unir ao sindicato dos servidores públicos municipais, dialogar com o executivo e demais forças em prol dos nossos trabalhadores.

Algusto Queiróz também parabenizar o sindicato dos servidores públicos municipais de Almino Afonso, na pessoa do presidente Francisco das Chagas e todos os filiados, e disse que todos devem continuar lutando por todos os direitos, como já disse, seja da saúde, educação, assistência social, transporte e etc. e falou que podem contar com o apoio do vereador do mesmo.


O vereador também pediu melhorias nas estradas vicinais do município e uma limpeza do mato na parede e margens do Açude Público Lauro Maia.

Acompanhe o trabalho do vereador Algusto Queiróz em facebook.com/vereadoralgustoqueiroz

0 comentários:

Postar um comentário